Relações de Cooperação na Perspectiva da Visão Baseada em Recursos

Claudionor Guedes Laimer, Viviane Rossato Laimer

Resumo


O estudo tem o objetivo de analisar as relações de cooperação na perspectiva da visão baseada em recursos. O estudo tem como enfoque os supermercados da cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se pela natureza quantitativa com estratégia de levantamento de dados, utilizando a técnica de coleta de dados primários, por meio de questionário estruturado. A amostra representativa foi de 105 supermercados, sendo 40 supermercados associados às redes de empresas e 65 supermercados não associados. Na análise e interpretação dos dados utilizou-se a estatística descritiva e inferencial (matriz de correlação de Pearson, análise fatorial e teste de significância). Os resultados revelam diferenças significativas em termos de recursos, em especial, as relações de confiança e de cooperação, que possibilitam criar ou ampliar as vantagens competitivas para as empresas. As diferenças significativas entre as empresas associadas às redes e aquelas que não estão associadas às redes são observadas nas relações com os concorrentes. As relações de cooperação com os concorrentes geram benefícios nas atividades de compras e de promoções. Por fim, evidencia-se que o recurso confiança reduz os custos de transação, os quais viabilizam a cooperação entre as empresas, gerando associadas às redes.

Palavras-chave


Cooperação; Redes de Empresas; Visão Baseada em Recursos

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.